O design de produtos digitais nasceu com a própria essência de melhor forma e função dos objetos, melhorando sua aplicabilidade. Segundo Steve Jobs, fundador da Apple, “design não é forma. É função”. Tudo o que se vai fazer deve haver um motivo de existir, melhor dizendo: um problema a solucionar. Só assim faz sentido existir. Afinal, qual a função designer se não resolver problemas?
Com essas indagações, o episódio 6 do podcast “Pra começo de Conversa”, aborda o design de produtos digitais inspirado na série Abstract, exibido pela Netflix. Para apreender a dimensão da abordagem, compreenda que a experiência humana é visual, tudo o que já se realizou partiu de uma imaginação. Sendo a imaginação a criação da própria imagem, é também o melhor meio de realizá-la. Assim, tudo o que se tem hoje, foi visto primeiro na perspectiva de seu criador, imaginador.
No Abstract, Ian Spalter, designer de produtos do Instagram, conta sua experiência pelo viés da sua vivência. Visto que não podemos viver algo já vivido, podemos explorar sua experiência e obter novas formas de construir um caminho (ou muitos caminhos).
4 fatos que devem ser considerados sobre os produtos digitais
- Boa parte da experiência humana é visual.
Design não é somente o visual de algo em um dado momento. Tem a ver com toda a experiência de uso de um produto ou serviço. Experiência ter a ver com a Interface do usuário. Experiência do usuário, qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos.
- Definir o problema.
O que queremos fazer? Onde queremos chegar? São perguntas pertinentes para um novo projeto. Fazer versões ruins faz parte do processo. Acertar a sensação é algo que deve ser valorizado. Design de produto não tem só a ver com experiência do usuário, mas com a estratégia geral do produto, com o perfil que representa as pessoas.
- Criatividade e inventividade
A ideia da criatividade nascer das imitações é muito poderosa. Ver a realidade por outro ângulo. Atenção aos detalhes. Você tem que cair no abismo pra saber que foi longe demais, pelo menos arriscaram.
“Ao projetar produtos você tem que pensar em como as pessoas pensam, em como abordam outras pessoas e em conceitos abstratos como tocar um vidro.” (Ian Spalter)
O design de interação na essência é um efeito psicológico (rolagem infinita). Modelo de negócio que não é de graça. Você pensa que ele é de graça, mas vc deixa ali suas informações, seu perfil.
“Nada diz que não podemos inventar novas expectativas e padrões sociais. Somos inundados com tanta informação, que precisamos nos dar espaço para vivenciar o mundo de forma não mediada. Para estar em um lugar e usar nossos sentidos naturais, sem ferramentas. Isso elimina muito do ruído e me dar a capacidade de ser criativo, ou de ser um pai melhor, um marido melhor, um chefe melhor. A capacidade de dar um passo atrás e obter uma perspectiva mais clara é uma das melhores coisas que podemos fazer”. (Ian Spalter)
Sobre o Podcast:
Pra começo de conversa…com Cris Buhamra e Lidu Figueiredo é um espaço onde há conversas sobre diversos assuntos, mas sempre trazendo algo interessante sobre um ponto de vista diferente sobre vários assuntos relacionados ao marketing e seus conteúdos relacionados.
Escute o Podcast Pra Começo de Conversa: https://podcasts.apple.com/br/podcast/pra-come%C3%A7o-de-conversa/id1478059141?i=1000453193291
Instagram do podcast: @podcastpracomeco
Cris Buhamra – @crisbuhamra – Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidad de Barcelona. Especialização em Gerência em Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharelado em Turismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Docente do Ensino Superior. Instrutora e consultora nas áreas de Marketing Pessoal, Imagem Profissional. Qualidade no Atendimento, Eventos e Turismo. Possui 02 (dois) livros publicados nas áreas de Turismo e de Eventos. É consultora ah doc do MEC e do Conselho de Educação do Estado do Ceará. E_mail: crisbabreu@gmail.com – consultoriamodaimagem.blogspot.com
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